Como inserir uma caixa de diálogo em aplicativos

Inserindo uma caixa de diálogo (popup) no seu aplicativo usando Dialog Pro

Este artigo explica, passo a passo, como criar uma caixa de diálogo com o Dialog Pro, extrair os arquivos gerados e integrá-la ao seu APK para que seja exibida na tela principal do aplicativo.

1. Criando a caixa de diálogo no Dialog Pro

No Dialog Pro, vá em Custom dialogdialog v1 e crie a caixa de diálogo. As configurações principais são:

  • Enter title: coloque o título (por exemplo, o nome do app ou do grupo).
  • Convite: texto do convite ou mensagem que aparecerá na caixa.
  • Negative: comportamento do botão negativo — ao clicar, a caixa simplesmente fecha.
  • Positive: comportamento do botão positivo — ao clicar, o usuário é direcionado para o destino configurado (grupo, site etc.).
  • Cores: configure as cores do background, do texto do convite e dos botões.
  • URL / Endereço: coloque o endereço do seu grupo ou site.
  • Custom time: número de vezes que o popup deve aparecer. Se colocar, por exemplo, 2, o popup será mostrado nas duas primeiras execuções; a partir da terceira, não aparecerá mais. Alternativamente, marque show always para que apareça sempre.

Depois de ajustar tudo, gere (salve) a caixa de diálogo. O Dialog Pro indicará que a caixa foi gerada com sucesso e criará os arquivos dentro da pasta dialog correspondente ao projeto.

2. Preparando a integração no aplicativo

Agora que a caixa foi extraída, o objetivo é fazê-la aparecer na área principal do seu app. Os passos a seguir resumem como localizar a chamada do popup e adicioná-la ao onCreate da activity principal.

3. Copiando a chamada do popup

  • Acesse a pasta do Dialog Pro no seu gerenciador de arquivos (a pasta onde foi extraída a caixa).
  • Abra o arquivo mencionado (no exemplo, um arquivo chamado redmi) e copie toda a string que corresponde à chamada do popup — essa é a invoke que vai disparar o diálogo.

4. Abrindo o APK no editor (TrebEdit) e localizando a activity

No TrebEdit (ou editor de classes DEX que você estiver usando):

  • Vá em Viewclasses Dex e selecione a opção Dex editor Plus (ou equivalente) para visualizar as classes.
  • Abra a aba de busca (no exemplo chamada de start a new search) e cole a string da activity/copied invoke que você copiou anteriormente. Execute a busca para localizar a activity onde a chamada do popup deve ser inserida.

5. Inserindo a chamada no onCreate

  • Com a activity correta localizada (ex.: my activity), abra a lista de classes (botão branco no topo do editor) para visualizar todos os métodos.
  • Procure por onCreate e abra esse método.
  • No trecho de início do aplicativo, logo abaixo do onCreate, insira um espaçamento e cole a chamada/invoke do popup.
  • Salve as alterações (ícone de disquete ou comando equivalente no editor).

6. Compilando e mesclando as classes DEX

Após salvar, compile o APK no editor. Durante o processo de compilação e extração das classes DEX, faça o seguinte:

  • Escolha uma classe DEX pequena (uma classe com menor tamanho, no exemplo foi selecionada uma de 339 KB) para extrair.
  • Extraia essa DEX para dentro da pasta do Dialog (ou pasta apropriada onde está o material do diálogo).
  • Abra as duas DEX lado a lado no editor. Use a função de merge (mesclar DEX) para unir as classes necessárias. No exemplo, foram visualizadas várias classes (Class 2, Class 3 etc.) e optou-se por usar a Class 3 por ser a menor.
  • Renomeie/ajuste conforme necessário (colocar o mesmo nome quando solicitado) e confirme a mesclagem.
  • Adicione a classe mesclada ao APK (opção Add ou equivalente) e confirme (OK).

Quando o processo terminar, a modificação estará pront a para ser instalada.

7. Instalando e testando

Instale o APK modificado no dispositivo. Se tudo foi feito corretamente, ao abrir o aplicativo a caixa de diálogo deverá aparecer na área principal conforme configurado.

No exemplo final ficou confirmado que a caixa de diálogo apareceu conforme o esperado.

Observações finais

  • Mantenha os nomes dos métodos e das chamadas exatamente como estão no seu projeto para evitar erros na compilação.
  • Se tiver mais de uma activity ou versões diferentes de DEX, confirme sempre em qual activity o onCreate está sendo alterado.
  • Tenha backups do APK original antes de modificar e testar alterações em ambientes reais.